Responsável legal pela farmácia precisa dominar o SNGPC

Sngpc
A fiscalização das vigilâncias sanitárias em relação ao envio das informações no sistema é intensa

O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é um sistema que foi disponibilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para obtenção de dados sobre a produção, o comércio e o uso de medicamentos que estão sujeitos a algum controle especial. Todas as farmácias que trabalham com medicamentos antimicrobianos ou pertencentes a lista da Portaria 344/1998 devem enviar a movimentação destes produtos para a Anvisa.

Sendo assim, tanto o farmacêutico quanto o responsável legal pela empresa necessitam conhecer o sistema e saber como utilizá-lo. O representante legal é responsável por atribuir ao farmacêutico o perfil de responsável técnico. Já o farmacêutico é responsável por enviar a movimentação dos produtos ao SNGPC. A fiscalização das vigilâncias sanitárias em relação ao envio das informações no SNGPC é intensa.

Nosso sistema irá lhe ajudar com SNGPC, PDV, Anvisa, Controlado, medicamento, antimicrobianos

Entretanto, ainda restam dúvidas sobre a operação do sistema. Pensando nisso, a Contento Comunicação elaborou um programa de capacitação, desenvolvido especialmente para os profissionais que atuam no varejo farmacêutico, contribuindo para a qualificação e atualização destes profissionais. Os módulos em vídeos do Treina PDV Farma contemplam, de forma prática, temas muito relevantes para o varejo farmacêutico. Um destes temas é o SNGPC.

O treinamento aborda quais os objetivos do SNGPC e um passo a passo para a implantação do sistema. Em forma de tópicos, é possível seguir as etapas e realizar as seguintes ações:

• Cadastramento da empresa (ou atualização de seu cadastro);
• Cadastramento do Gestor de Segurança;
• Cadastramento do Responsável Técnico (RT);
• Cadastramento do Responsável Legal (RL);
• Atribuir o perfil “sngpc-empresa” para o RT;
• Atribuir o perfil “sngpc-rl” para o RL.

Essa capacitação permite esclarecer diversas dúvidas e, em etapas, realizar as principais ações no SNGPC. Além disso, é explicado como finalizar o inventário, quais os cuidados que devemos ter em relação ao sistema e como realizar a impressão do Certificado Digital, que deve estar afixado na farmácia.

SNGPC, PDV, Anvisa, Controlado, medicamento, antimicrobianos e muito mais, entre em contato conosco.